As 25 lendas mais procuradas no nosso site

A Abóbada

Lenda da zona de Leiria  [ 6329 leituras. ]

Em 6 de Janeiro de 1401, acorria o povo ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória, conhecido também pelo Mosteiro da Batalha, para assistir ao Auto de Celebração dos Reis que teria a presença de D. João I.

O Mosteiro, que nesta altura ainda n…

A Inês Negra

Lenda da zona de Viana do Castelo  [ 4453 leituras. ]

Esta história teve lugar em 1388, no início do reinado de D. João I, em que se travou uma guerra contra Castela pela independência de Portugal.

Esta contenda, em que sobressaíram os feitos do Condestável Nuno Álvares Pereira e de muitos n…

A Padeira de Aljubarrota

Lenda da zona de Aljubarrota  [ 4070 leituras. ]

Brites de Almeida não foi uma mulher vulgar. Era feia, grande, com os cabelos crespos e muito, muito forte. Não se enquadrava nos típicos padrões femininos e tinha um comportamento masculino, o que se reflectiu nas profissões que teve ao longo da vid…

Lenda do Milagre das Rosas

Lenda da zona de Coimbra  [ 3609 leituras. ]

Esta é uma das mais conhecidas lendas portuguesas que enaltece a bondade da rainha D. Isabel para com todos os seus súbditos, a quem levava esmolas e palavras de consolo.

Conta a história que um nobre despeitado informou o rei D. Dinis qu…

A Bilha de Água – Lenda da Bilha de S. Jorge

Lenda da zona de Leiria  [ 3413 leituras. ]

A Batalha de Aljubarrota travou-se em 14 de Agosto de 1385 entre o exército de D. João I de Portugal e o rei de Castela, num dia de calor abrasador.

A batalha tinha sido decidida pelo rei de Portugal e D. Nuno Álvares Pereira, o Condestáv…

A lenda da sempre-noiva

Lenda da zona de Arraiolos  [ 3276 leituras. ]

Perto de Arraiolos, ergue-se um belo solar construído entre os séculos XV e XVI, que tem o nome romântico de Solar da Sempre-Noiva.

A maioria dos monumentos desta época que ainda se encontram de pé são monumentos religiosos, como igrejas e conve…

A Mula da Rainha Santa

Lenda da zona de Lisboa  [ 2766 leituras. ]

A Rainha Santa a que se refere esta lenda é D. Mafalda, a filha preferida de D. Sancho I e a irmã favorita de D. Afonso II. A jovem princesa era bela e perfeita como poucas e senhora de uma esmerada educação.

Naquele tempo, subiu ao trono…

A Moura do Castelo de Tavira

Lenda da zona de Faro  [ 2671 leituras. ]

A noite de S. João é, desde tempos imemoriais, a noite das mouras encantadas. A tradição conta que no castelo de Tavira existe uma moura encantada que todos os anos aparece nessa noite para chorar o seu triste destino.

Os mais antigos diz…

Lenda da Fonte da Moura Lenda da zona de Santarém  [ 2658 leituras. ] A muito antiga Fonte da Moura que ainda hoje existe nos arredores de Santarém tem na origem a história da perseguição dos Mouros por D. Afonso Henriques, após a conquista da cidade.

Um grupo de cavaleiros, liderado pelo jovem rei, seguia …

Lenda das Sete Cidades

Lenda da zona de Açores  [ 2494 leituras. ]

Conta a lenda que o arquipélago dos Açores é o que hoje resta de uma ilha maravilhosa e estranha onde vivia um rei possuidor de um grande tesouro e uma imensa tristeza por não ter um filho que lhe sucedesse no trono. Esta dor tornava-o amargo com a s…

A Espada com asa

Lenda da zona de Santarém  [ 2435 leituras. ]

Em 1171, Santarém foi cercada pelos muçulmanos. D. Afonso Henriques encontrava-se na vila. Apesar de já não poder montar a cavalo, quis ir combater.

Para isso, mandou preparar um carro para o levar ao campo inimigo. Os seus companheiros t…

Lenda de D. Ramiro II, Rei das Astúrias e de Leão

Lenda da zona de Viseu  [ 2422 leituras. ]

” D. Ramiro II, Rei das Astúrias e de Leão, que reinou desde o anno de Christo de 931 até o de 950, n´uma excurção que fez de Vizeu, onde então residia, por terras de moiros, viu e enamorou-se da famosa Zahara, irmã de Alboazar, rei moiro, ou alcaide…

A lenda de Santa Maria

Lenda da zona de Faro  [ 2375 leituras. ]

A lenda de Santa Maria de Afonnso X, conta um milagre que ocorreu em Faro durante o tempo do domínio muçulmano.

A imagem da Virgem Maria estava colocada nas muralhas, devido à importância da comunidade cristã que residia na cidade de Santa…

As Unhas do Diabo

Lenda da zona de Viana do Castelo  [ 2240 leituras. ]

Em tempos que já lá vão, os sinos de Ponte de Lima começaram a tocar a finados pela morte de um célebre escrivão. Pelas reacções da população que progressivamente ia recebendo a notícia, era claro que este desaparecimento não era lamentado, pois o es…

A moeda de prata

Lenda da zona de Leiria  [ 2084 leituras. ]

Era uma vez … estava-se a 14 de Outubro do ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 1605. Ali para os lados de São Silvestre, da freguesia de Colmeias, vivia um velhinho, chamado Henrique Dias, com a sua filha, uma moça casadoira, que se sentia…

A princesa Zara

Lenda da zona de Leiria  [ 2082 leituras. ]

Era uma vez … nos tempos já muito distantes do Rei Afonso, que do norte vinha para o Sul, conquistando terras e mais terras que estavam na posse da moirama, chegou ele às proximidades de Leiria cuja terra conquistou também.

Aqui construi…

A Raiva do Alva

Lenda da zona de Coimbra  [ 2046 leituras. ]

A localidade de Pombeiro da Beira tem na sua história uma disputa entre três rios, o Mondego, o Alva e o Zêzere, todos nascidos na Serra da Estrela.

Estes três rios envolveram-se um dia numa grande discussão sobre quem seria o mais valent…

A lenda do café

Lenda da zona de   [ 2036 leituras. ]

Entre os árabes conta–se que, há muitos anos atrás, Alá, pela voz do profeta Maomé, lhes proibiu o uso de vinho. Eles obedeceram, mas andavam tristes e melancólicos, sem terem uma bebida reconfortante.

Certo dia de Verão, um pastor ia pelo…

A Lenda do Arrepiado

Lenda da zona de Chamusca  [ 1954 leituras. ]

Recortada contra o azul do céu, a silhueta imponente do Castelo de Almourol, evoca um passado povoado de personagens lendárias, de guerreiros e de heróis, de mouras encantadas e misteriosas donzelas. Todo um imaginário de sonho vivificando de imaginá…

A fonte da Barroquinha

Lenda da zona de Leiria  [ 1932 leituras. ]

Era uma vez … em dia já muito recuado na lonjura dos tempos, em pleno verão escaldante, o rei passava com a sua corte ali junto a Maceira.

O rei sentia os ardores da sede.

Ao passar roçando uma rocha, o poderoso rei, sem poder…

Lenda da Nossa Senhora de Vagos

Lenda da zona de Aveiro  [ 1930 leituras. ]

A pouco mais de um quilómetro da vila de Vagos, situada num local campestre, pitoresco e aprazível, convidativo à oração, fica a ermida de Nossa Senhora de Vagos cheia de história e tradição.

Consta que antes do actual santuário, existiu …

A Truta da Rainha

Lenda da zona de Viana do Castelo  [ 1918 leituras. ]

Vítima de uma intriga dos escudeiros de seu marido, Aragúncia, rainha de Aragão, foi injustamente acusada de favorecer com as suas atenções um jovem cavaleiro da corte.

O rei de Aragão achou que esta ofensa só seria resgatada com a morte….

A lenda da tomada de Faro aos Mouros

Lenda da zona de Faro  [ 1917 leituras. ]

Parte das forças que atacaram o Castelo de Faro fora colocada no largo actualmente chamado de S. Francisco, e estas forças eram comandadas por um brioso oficial, robusto e formoso rapaz, solteiro. Este oficial pôde ver em certa ocasião a formosa e ge…

O Senhor de Matosinhos

Lenda da zona de Porto  [ 1915 leituras. ]

Segundo a tradição, a imagem do Senhor de Matosinhos é uma das mais antigas de toda a cristandade. A lenda diz que esta imagem foi esculpida por Nicodemos, que assistiu aos últimos momentos de vida de Jesus, sendo por isso considerada uma cópia fiel …

Lenda da Caparica

Lenda da zona de Setúbal  [ 1837 leituras. ] Há muitos, muitos anos, quando a Caparica era apenas um local ermo, com meia dúzia de casas, apareceu uma criança muito bonita, pobremente vestida que ninguém sabia donde vinha. Um velho da freguesia da Senhora do Monte tomou conta dessa menina que n…