As 20 biografias mais lidas no nosso site

Madalena Iglésias    [11371 leituras.]

Madalena Iglésias é a figura marcante do panorama da música ligeira quando se inicia a década de 60. É certo que disputa ainda esse título com Maria de Lourdes Resende. Mas a sua popularidade em breve não conhecerá rival.

Nascida em Outubr…

Carlos Paião    [11362 leituras.]

Carlos Manuel de Marques Paião nasceu em Coimbra no dia 1 de Novembro de 1957.

Em 1978 concorre ao Festival de Ílhavo onde obtém dois prémios, entre os quais o de melhor intérprete.

Participa numa das meias-finais do Festival da…

José Cid    [10493 leituras.]

A primeira fase da carreira de José Cid é pioneira na busca de soluções musicais, em ruptura com as correntes estéticas dominantes.

Enquanto líder e inspirador musical do Quarteto 1111, José Cid prima pela originalidade dos seus arranjos, … [ Ler mais… ]

Max    [10460 leituras.]

Foi uma das mais populares vedetas da rádio, do teatro e da televisão portuguesas, desde os anos quarenta até à sua morte em 1980.

A ele se devem êxitos como Noites da Madeira, Bailinho da Madeira ou A Mula da Cooperativa. E nada faria pr… [ Ler mais… ]

Amália Rodrigues    [10385 leituras.]

Amália Rodrigues é hoje considerada uma das figuras mais importantes da história do fado, tendo atingido o estatuto de “ícone” nacional. Para muitos, simboliza a própria essência do fado, e mesmo da identidade portuguesa. A sua carreira artística, lo… [ Ler mais… ]

António Variações    [9818 leituras.]

António Joaquim Rodrigues Ribeiro, filho de camponeses minhotos, desde muito cedo revelou propensão para a música.

Nascido em 3 de Dezembro de 1944, abandonou a sua aldeia natal (Lugar do Pilar, freguesia de Fiscal) em 1957 e foi para Lisb… [ Ler mais… ]

António Calvário    [8808 leituras.]

Nasceu longe, em Moçambique, António Calvário da Paz. Mais precisamente a 17 de Outubro de 1938. Mas para sempre será conhecido como António Calvário, um dos “Reis” da música ligeira portuguesa.

Aos 8 anos António veio viver para Portimão,… [ Ler mais… ]

Adelaide Ferreira    [8381 leituras.]

Adelaide Ferreira nasceu no dia 1 de Janeiro de 1960 em Minde. Aos 3 anos, mudou-se para as Caldas da Rainha, onde teve o seu primeiro contacto com as artes, ao substituir a sua irmã mais velha, Laurinda, numa peça infantil.

Em 1976 rumou… [ Ler mais… ]

Frei Hermano da Camara    [7359 leituras.]

O grande amor à música, e em especial ao fado, vai levar o jovem D. Hermano Cabral da Câmara a juvenis fadistadas com seus irmãos. Tal não é de admirar, havendo ele nascido, em 1934, numa família de aristocratas e fadistas.

Grava o seu pri… [ Ler mais… ]

Lucília do Carmo    [7236 leituras.]

Lucília do Carmo é unanimemente reconhecida como uma das maiores estilistas do fado do século XX. Contudo, ironicamente, poucos sabem que esta cantora identificada para sempre com a canção popular de Lisboa é natural de Portalegre, onde nasceu em 192… [ Ler mais… ]

Tonicha    [7227 leituras.]

Quando vence, no palco do Tivoli, o Festival RTP da Canção com Menina, de Ary dos Santos e Nazareth Fernandes, Tonicha acaba de revelar ao público uma canção tão marcante que quase se poderia pensar que valeu toda uma carreira. Saiba mais sobre musica regional Portuguesa.

Nada mais i… [ Ler mais… ]

Maria de Lurdes Resende    [7161 leituras.]

Irrequieta e traquinas desde a mais tenra infância, Maria de Lurdes Dias Resende nasceu no Barreiro em 1927. Cantou desde que se lembra. Aliás, assim que nasceu começou a berrar, tarefa a que se dedicou durante o primeiro ano de vida, para desespero … [ Ler mais… ]

Herminia Silva    [7149 leituras.]

Mais de 60 peças de teatro de revista. Dez operetas. Cinco filmes. Uma peça declamada. Incontáveis fados e canções, cantados e gravados. Um número impossível de determinar de noites em que animou o Solar da Hermínia, “uma prenda do meu marido”, ao qu… [ Ler mais… ]

Alberto Ribeiro    [6422 leituras.]

Nasceu em Ermesinde em 29 de Fevereiro de 1920, de uma família de artistas. Um irmão e uma irmã também cantavam e fizeram carreiras embora mais discretas.

Mas ALBERTO RIBEIRO com a sua voz extensa, de grande facilidade nos agudos, de timbre quen… [ Ler mais… ]

Fernando Farinha    [6391 leituras.]

Talvez poucas pessoas saibam que esta figura tão típica da cidade de Lisboa e da sua memória nasceu, afinal, no Barreiro, em 1928. O seu pai, barbeiro, decide tentar a sorte na capital e, com 8 anos, o pequeno Fernando vem viver para o bairro do Bica… [ Ler mais… ]

Carlos do Carmo    [6115 leituras.]

Carlos Manuel de Ascenção Almeida, nascido em Lisboa em 1941, é o nome de registo do fadista Carlos do Carmo, que optou por este nome artístico em homenagem a sua mãe, Lucília do Carmo, uma das mais talentosas fadistas portuguesas de sempre.

Ain…

António Mourão    [5940 leituras.]

Nascido em 1936, no Montijo, António Mourão parece destinado a uma vida de operário. O seu gosto pelo canto revela-se quando decide aproximar-se do mundo dos fados, em Lisboa. Assistindo a espectáculos na Parreirinha de Alfama, põe-se um dia espontan…

Alfredo Marceneiro    [5587 leituras.]

Se fadista houve que, de modo absolutamente incontestável, marcou a história e a evolução do fado, ele foi Alfredo Duarte, marceneiro por profissão e Marceneiro de nome artístico. A sua longa carreira abrangeu praticamente todo o século XX e todas as…

Rosa Lobato de Faria    [5525 leituras.]

Nasceu a 20 de Abril de 1932 em Lisboa. Poetisa, romancista, argumentista e cronista. Actriz de teatro, cinema e televisão.

Autora de letras de canções e fados, teve várias canções suas premiadas no Festival RTP da Canção e apresentadas n…

Beatriz Costa    [5398 leituras.]

Beatriz da Conceição nasceu a 14 de Dezembro de 1907 no lugar da Charneca do Milharado, no Casal Barreiro, concelho de Mafra e baptizada no Orago de S. Miguel.

Filha primogénita de pais portugueses vai aos 4 anos de idade com a mãe para L…