Página de João Frazão

Página de João Frazão na SPA

João Frazão nasceu em 1967. Em 1987 fundou o grupo Cinco e Vira, consagrado à música tradicional portuguesa, seguindo-se estudos no Hot Club de Portugal com o professor Mário Delgado

Em 1995 colaborou com João Afonso na gravação do disco Barco Voador bem como nas peças incluídas nas colectâneas “Voz e Guitarra “e “Novas Vos Trago”.

Entre 1995 e 1998 integrou a digressão internacional de João Afonso (Macau, Goa, Moçambique, Galiza, Suiça e França) e em 2001 regressou aos estúdios para o acompanhar na gravação do seu terceiro disco “Zanzibar”).

Pelo caminho ficaram colaborações com a banda de Roberto Leal, (com quem fez digressões pelos Estados Unidos, Canadá, Austrália e em vários países europeus), com o grupo Tanimara, Pilar Homem de Melo, Sacerdotes de Alquimia, Anabela, Ala dos Namorados, Uxia, Minela e com Rita Guerra e Beto (direcção musical do espectáculo realizado por este duo).

João Frazão, que assegurou também a direcção musical da série televisiva da RTP “Segredo de Justiça”, assumiu idênticas funções nos Ódagaita a partir de 1999. Em 2001 assume a produção do segundo disco da banda “Histórias de Viajantes”.

Em 2003 investe nova aposta na música tradicional portuguesa com os “Canto da Terra”. No ano de 2004 faz espectáculos com “Canto da Terra” por todo o país e volta ao estrangeiro (Toronto – Canadá, Ludlow – USA, Mieres – Astúrias – Espanha).

Em 2005 Grava (músico e técnico) e integra a equipa de produção do CD ” Rascunhos ” do grupo “Canto da Terra” enquanto continua a digressão pelo país.

Ainda em 2005 compõe duas músicas para o teatro de marionetas “A culpa foi da Inês” criado, realizado e produzido por S.A.Marionetas

Em Dezembro de 2005 recebe o seu novo cavaquinho eléctrico, desenhado por João Frazão e Orlando Trindade, e construído por Orlando Trindade. Pode ver aqui o Cavaquinho Eléctrico no website de Orlando Trindade

Em 2006e 2007 continua a fazer espectáculos com Canto da Terra pelo país.

Ainda em 2007 assume a direcção técnica do estúdo WM (World of Magicx), onde participa nos CDs:

“Universos Paralelos” de Joana Rios

(Mistura e masterização em conjunto com a própria cantora).

“Fraganâncias” de mcRUBI

(Gravou baixo eléctrico, guitarra eléctrica, misturou, masterizou e co-produziu com mcRUBI).