Página de Israel Pereira

Nascido a 24 de Janeiro de 1975,em Alcobaça, dá os primeiros passos na música aos 8 anos de idade na Banda de Alcobaça onde tem as primeiras aulas de música. Aos 13 anos começa a frequentar o curso livre de Guitarra Eléctrica nas Caldas da Rainha com o guitarrista João Frazão .

Em 1992 ingressa na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa na classe de Viola dedilhada com o Professor Lopes e Silva onde estuda durante 8 anos,na mesma escola conclui o curso de Análise e Técnicas de Composição com o Professor e compositor, Eurico Carrapatoso.

Durante a sua fase académica participa em vários projectos como o grupo de música popular portuguesa “Dois Rios” onde percorre o país em digressão e grava CD não só como músico mas também como compositor/arranjador.

Com o grupo de teatro S.A.Marionetas desenvolve um trabalho de dialogo entre o teatro e música tendo sido a música original a seu cargo.É convidado a participar na gravação de “Film” do grupo “The Gift” onde faz um arranjo para dueto de guitarra clássica e participa em vários espectáculos ao vivo como músico convidado.

Funda o dueto para guitarra e contratenor: “Os sons que soam à noite” com o cantor lírico Luís Peças, onde gravam CD, divulgando esta linguagem musical em várias salas do País.

Participa em várias Masterclasses de aperfeiçoamento para Viola dedilhada com os professores Lopes e Silva, Betho Davezac, Josef Zsapka e o espanhol Alex Garrobé.

Foi professor do 2º ciclo na disciplina de formação musical nas escolas públicas em Alcobaça e Alenquer, foi também docente no Conservatório das Caldas da Rainha na classe de Viola dedilhada e desde 2001 na Academia de música de Alcobaça. Estudou também harmonia e guitarra jazz com o guitarrista Mário Delgado.

Actualmente é guitarrista do grupo de música tradicional portuguesa “Canto da Terra”.

É finalista do Curso de Licenciatura em Música na classe de Guitarra Clássica do Professor / Concertista Dejan Ivanovich, na Universidade de Évora.